terça-feira, 3 de maio de 2011

Pernas pra que te quero!?

O cotidiano atribulado de uma grande cidade como Fortaleza pouco a pouco vai cedendo espaço para pessoas que querem curtir um passeio tranquilo e ao mesmo tempo exercitar-se. Em busca disso, há alguns anos os grupos de ciclistas se organizam pelo mundo todo no que é popularmente chamado de "Bike Noturno". Trata-se de um passeio de bicicleta, na maioria das vezes noturno, pelas ruas das grandes e médias cidades do mundo. O trânsito em horário comercial tornaria impraticável tal conduta. Ainda assim, fora da hora do "rush", encontramos motoristas mal educados e estressados, só que em bem menor proporção.
Há mais de dois anos eu tentava fazer esse passeio. Talvez por trabalhar à noite (calma, sou um rapaz de família, dou apenas aulas à noite.), não tinha dado certo. Muitas vezes me deparei no trânsito com grupos de ciclistas praticando sua atividade. Lembro-me de sempre ficar com uma certa "inveja". Recentemente, coincidiu de todos  os meus alunos desmarcarem aulas na quarta à noite. Era a oportunidade que eu esperava. Pensei: por que não?  Peguei minha bike (tão amadora quanto eu), adquirida recentemente, coloquei na "mala" do carro e fui até o local de saída do passeio. Claro, convidei "alguém"! Ei "alguém", saudades de vossa pessoa viu!? Sim, chegando lá alugamos uma outra bike. Esse serviço de locação faz toda a diferença para quem quer somente experimentar para ver se gosta. Existem diversos modelos para escolha e todas acompanham o capacete de segurança. O aluguel custa R$15 e já inclui uma taxa cobrada pela organização de R$ 2 reais para serviços de batedores e do carro de apoio. Como o trânsito de uma cidade como a nossa não dá trégua, o serviço da rapaziada que vai como batedor é essencial. Eles ajudam também em possíveis problemas com a sua bicicleta (no meu caso o pedal soltou e logo foi consertado por um batedor e seu "cinto de utilidades"). Ainda assim, nas áreas mais urbanas, o grupo com cerca de 100 ciclistas fica meio diluído por causa dos semáforos. Várias paradas estratégicas no percurso servem para descanso e reunião do grupo.
A intensidade do passeio pode ser considerada tranquila. Qualquer pessoa consegue acompanhar. Idosos, homens, mulheres, jovens e crianças formam o grupo. Existem outros dias em que o nível de preparação do ciclista deve ser maior. Já nos 2 dias em que participei, na quarta feira, o ritmo foi leve.
O percurso é variado. No entanto, acho que coincidiu eu ter ido 2 vezes no mesmo caminho: saindo da Varjota em direção ao Cocó, seguindo para a Cidade dos Funcionários até a Messejana e chegando nas Tapioqueiras, localizada na avenida Whashington Soares. Chegando lá o grupo descansa e socializa por uns 15/20 min e retorna ao local de origem usando somente a Whashington. Sem dúvida a volta é mais tranquila do que a ida. O passeio termina por volta de 23hs no local de saída. Algumas pessoas já vão ficando em suas casas pelo trajeto e outras voltam para devolver o material alugado bem como pegar seus carros. Em Fortaleza já existem vários grupos. Esse é apenas um deles. Um bom local para se informar sobre grupos na sua região é em lojas de bicicletas.
Muito se tem falado sobre a segurança desses passeios. Apesar de no caminho ter encontrado um ou outro condutor ofensivo e mal educado, isso não é uma constante. A mídia, como sempre, cuida de aterrorizar a sociedade tornando comum imagens de violência no trânsito contra ciclistas. Noto a preocupação das pessoas quando se referem ao assunto. Não é Roshanna!? Contudo, devemos ter em mente que casos como esses noticiados são fatos isolados. Na maioria das vezes, os motoristas são atenciosos e respeitam a "fragilidade" do ciclista. Sem falar que quase todos os "bikers" são também motoristas de veículos automotores. Isso acaba ficando um bom ensinamento sobre respeito ao próximo no trânsito. Portanto, o passeio é sim seguro e super recomendado!

PROGRAMA: Bike noturno.

LOCAL: Percurso em várias ruas e avenidas de Fortaleza.

ACOMPANHANTE:  É sempre bom!

SERVIÇO: Passeio da Forte BikeRua Ana Bilhar, 1680 - Varjota. Tel 85 3267-7425. Se você possuir sua própria bike a taxa de organização será apenas R$ 2. Caso você queira alugar uma, custa R$ 15 com taxa e capacete de segurança incluso.

INDICADO PARA: Qualquer pessoa com condicionamento físico mínimo.

HORA APROPRIADA: O passeio deve ser pela noite por causa do trânsito. Saída pontual às 20:30hs e chegada por volta das 23hs. O percurso é de cerca de 32km. Parece muito, mas todo mundo consegue levar legal.

ROUPA APROPRIADA: bermuda, tênis e camiseta. Não esqueça da água. O carro de apoio leva água e isotônicos para vender. Eu levei uma camelbak e uma garrafinha de bike reserva. Cerca de 1 litro por pessoa basta.

REGISTROS: Levei meu velho e bom N95 com lentes Carl Zeiss. As fotos ficaram um pouco tremidas por terem sido feitas em movimento.

AVALIAÇÃO: Muito bom passeio. Observar a cidade pedalando numa bike é muito agradável.

DEPOIS: Tomar mais água, tomar banho, alimentar-se e desmaiar!

NOTA: de 0 a 10 >>> 8,5

Açaí 45min antes!

Primeira reunião

Estátua de Iracema, lagoa da Messejana.

Respeitando os sinais de trânsito.

Tapioqueiras. Descanso de 15min.

Voltando pela Av. Whashington Soares.

Runway!

Protesto de um participante direcionado aos motoristas de ônibus.

Percurso no google maps. Mais rotas no blog:

terça-feira, 5 de abril de 2011

Passarinho é bicho de sorte.

Essa onda de compra coletiva está com força total. Recebo diariamente, no meu e-mail, ofertas com os mais variados conteúdos. Drenagens, cabeleireiros, barzinhos, viagens, pousadas, roupas e vôos duplos de parapente. Isso mesmo, vôos de parapente. Quando eu vi, não pensei nem a 1º vez, afinal, sempre tive vontade de pular de quase tudo...menos do Shopping Aldeota (notem o humor negro). Já pulei de muro, de pé de oiticica, da Pedra do Chapéu (Fortim), da ponte do rio Banabuiú, das comportas da barragem em Limoeiro, da parede do açude em Pentecoste e de cima da serra da Pacatuba! Sempre fui "afoito", como minha mãe diz. Na maioria dessas brincadeiras desafiei o perigo.  Perigo esse que é quase nulo com o parapente. Mas o que é isso?
parapente (paraglider em inglês) é um aeroplano (aeronave mais pesada do que o ar), em cuja asa (inflável e semelhante a um pára-quedas, que não apresenta estrutura rígida) são suspensos por linhas o piloto e possíveis passageiros. Pode ser descrito como um híbrido entre a asa delta e o pára-quedas. Diferentemente do pára-quedas, o parapente oferece um vôo dinâmico, onde o piloto pode controlar sua ascendência e direção, dependendo das condições meteorológicas como velocidade do vento e também a incidência solar sobre determinada superfície que gera correntes de ar ascendentes (Termais) e descendentes. Fonte: Wikipédia.
Confesso que depois de comprar fiquei meio desconfiado. Afinal, um vôo duplo de parapente por R$39,90 em um site de compra coletiva pode levantar algum temor. Será que a pipa tem remendo? Será que o piloto se garante mesmo? Enfim, liguei para o Ivan (piloto) e tirei as dúvidas! Deu certo.
Pois bem, convidei alguém, claro. Dica: a companhia sempre ajuda na hora decisiva desses passeios mais exóticos. Minha parceira era ótima, tem muito bom humor e espírito de aventura. Para mim, a Jane já era mais que o suficiente. Para ela, que soube praticamente na hora do que se tratava, restou se conformar e voar também.
Pacatuba fica a uns 35 quilômetros do centro de Fortaleza. Você nem chega a entrar na cidade, a serra que tem a pista de vôo é bem antes, próximo à fábrica da Heineken. Rodei um pouco, errei alguns retornos mas descobrimos o local onde os aventureiros se reúnem para subir a trilha. Fica literalmente na beira da rodovia, no sentido oposto de quem vai. Tem uma biruta na frente. Lá encontramos um jovem casal muito engraçado (Rafael e Suiane) que também tinham comprado a oferta do site. Logo que cheguei o Rafael disse que o piloto tinha ido na borracharia remendar a pipa e que voltaria logo. Daí você percebe o humor dos dois.
O domingo era atípico, tinha chovido sábado quase o dia inteiro. O tempo estava ensolarado mas havia  pancadas de chuva. Por volta de 11hs começamos a trilha. Trilhazinha boa, ao estilo Lost, que já vai aquecendo a musculatura. A essa altura, o tempo já estava ótimo! Em 20 minutos chegamos lá em cima e contemplamos o belo visual. O nosso piloto tratou de organizar o material e começar a brincadeira.
A primeira a ir foi a Suiane, depois a Jane, em terceiro eu e em quarto o Rafael. As meninas se saíram muito bem. Adoraram. Na minha vez não fiquei nervoso, só estava atento. Quando subi, percebi que meus 28 anos não tinham sido tão "bem vividos" assim como eu pensava. A sensação é de ser um urubu...só aproveitando as correntes de ar...muito bom mesmo. Admito que enjoei um pouco, mas isso não abalou meu passeio. Eu, particularmente, sou fraquinho para atividades que mudam de direção várias vezes. Na minha infância, meu maior desgosto era quando chegava um parque de diversão na pracinha do seminário (em Limoeiro). Os melhores brinquedos eu não aguentava ir mais de 1 vez.
Nos dois primeiros vôos (das meninas), o piloto conseguiu decolar e descer na própria serra. No meu, justamente nele, as correntes ascendentes de ar estavam fortes. Resultado, tivemos que pousar lá em baixo da serra, em um descampado perto da rodovia. Tive que refazer a trilha literalmente correndo para devolver a máquina que tinha levado emprestada da Suiane. O piloto guardou o material na mochila e subiu de moto por um outro caminho. Acho que bati o recorde da trilha. Cansei muito mesmo. Isso já marcava umas 14hs no meu relógio. O calor era grande e a água que eu levei dava pra fazer um Nissim Miojo. Após o vôo do Rafael, nos despedimos da galera que estava lá em cima e descemos a trilha, chegando ofegantes ao bar da rodovia em que ficam os carros.
O passeio acabou com novos amigos, novas experiências e muita vontade de ir novamente.

PROGRAMA: Vôo duplo de parapente.

LOCAL: Serra da Pacatuba, CE-060.

ACOMPANHANTE: Um é pouco, dois é bom e o resto vocês já sabem. Rs.

SERVIÇO: Piloto Ivan Clébio. Experiente, sério e atencioso. Apaixonado pelo que faz. Recomendadíssimo.  85 8724-1072. Ele me falou que organizando um grupo o preço fica melhor. Lembre que R$39,90 foi preço da compra coletiva. O preço real é R$120,00. Mesmo assim, eu pagaria!.

INDICADO PARA: Qualquer pessoa com condicionamento físico mínimo. Peso máximo: 90kg.

HORA APROPRIADA: Chegamos pela manhã às 10hs. Mas a tarde acho que o clima seria mais agradável. E o por-do-sol...nem se fala.

ROUPA APROPRIADA: bermuda, tênis e camiseta. Não esqueça água e protetor solar. Na hora do vôo, retire dos bolsos tudo que pode cair como chaves, carteiras e celular.

REGISTROS: Levei meu velho e bom N95 com lentes Carl Zeiss. A maioria das fotos em chão fiz nele. As do vôo, que tinha que prender na cordinha, levei a máquina da Suiane.

AVALIAÇÃO: Passeio imperdível. Programão mesmo!

DEPOIS: Tomar uma água mineral ou uma cajuína São Geraldo no barzinho olhando pro céu, agora conhecido seu, não tem preço!

NOTA: de 0 a 10 >>> 10

Vista

Ivan preparando o material.
A melhor parceira!

Beijo, me liga. Rs.

Correntes ascendentes!

Simbora!?

Confere isso direitim aí macho...

Shoooooooow!

Passarinho é bicho de sorte
praticamente o google maps!
Você lá e eu aqui. Resolvido o problema.

Lost
Novos amigos!
mapa indicativo

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Beira Mar em outros ângulos.

Certa vez, vi no Orkut as fotos de um amigo andando de caiaque. Achei uma boa e perguntei ao cidadão onde ele tinha conseguido a façanha (que lembrava minhas férias de infância no Fortim). Anotada a dica, cuidei de instigar alguns amigos para ir comigo. Afinal, se alguma coisa desse errado, eu não estaria totalmente só. E não deu. Fomos 2 vezes, praticamente seguidas.
Alugar um caiaque na beira mar é um ótimo programa para um final de domingo. Observar Fortaleza por um outro ângulo é, no mínimo, interessante. No segundo passeio alugamos 7 caiaques e remamos durante uma hora nas redondezas do porto do mucuripe. As ondas já calmas da Beira Mar perdem ainda mais força no espigão que tem na praia mansa. Isso facilita muito a brincadeira.
Apesar de um pouco cansativo, remar de caiaque é uma ótima opção para não assistir o Faustão. Rimou. Acho até que qualquer coisa rima com "não assistir o Faustão".
Ah, não esqueça por nada de cair do caiaque propositalmente. O banho, além de refrescante, torna engraçado observar alguém tentando subir novamente. E antes que perguntem, não houve relatos de micozes e coceiras (eu acho...).

PROGRAMA: Alugar um caiaque.

LOCAL: Av. Beira Mar, calçadão, na altura da academia B2.

ACOMPANHANTE: Tente levar alguém. Não que seja perigoso. Vi pessoas navegando só. No entanto, acho que será mais prazeroso parar, conversar besteiras e voltar.

SERVIÇO: Alguns esportes náuticos são praticados lá. Dentre eles o caiaque. Custa R$10 a hora para uma pessoa e acompanha o colete salva-vidas. Também tem o caiaque duplo, mas esse eu não lembro o preço.

INDICADO PARA: Qualquer pessoa com condicionamento físico mínimo. Caso não tenha coragem de conduzir um só, existe a opção do caiaque duplo.

HORA APROPRIADA: Eu fui às 16hs. O clima já estava agradável e o por-do-sol é bem bonito.

REGISTROS: Fiz uma espécie de case com "ziploc" para meu celular. Foi nele que tirei as fotos. No entanto, não aconselho que você leve sua máquina ou celular. O risco de virar uma oferenda para Iemanjá é alto.
AVALIAÇÃO: Alguns caiaques são mais novos. Tente escolher esses. Peça também os coletes mais novos. Os caras lá podem querer empurrar um preço maior. Não concorde. Afinal, você já sabe o preço.

DEPOIS: Tomar uma água de coco ou um açaí na tigela não tem preço. Em frente ao local de locação você irá encontrar os dois.

NOTA: de 0 a 10 >>> 8,5
Adicionar legenda

Post inaugural!

Uma noite, após trinta e poucos quilômetros pedalando pela primeira vez com um grupo de bike noturno, sentei em uma calçada com minha "camelbak" vazia (desta vez de água) e imaginei fazer este blog. Não era uma ideia original. Não me importei. A intenção era mesmo copiar o programa 50 por 1, da Record. Claro, teríamos que esquecer totalmente o fato que o programa é filmado, é internacional, é apresentado por um cara carismático e tem verrrrrba. Isso mesmo, verrrrrba com bastante érrrees!

Logo, para nós, meros mortais, resolvi dar dicas de passeios mais concretos. Nada de vinícolas portuguesas e nem hotéis 7 estrelas em Dubai. Vou tentar mostrar e avaliar alguns passeios que fiz nos últimos meses em Fortaleza e região. Pensei também que o blog poderia servir como utilidade pública. Dessa forma, sempre que puder vou fornecer endereços, telefones, preços, fotos e o meu parecer.